Sistema de comunicação

5 Motivos para você adquirir a plataforma Meu Lote para sua agroindústria!

Por 3 de julho de 2020agosto 11th, 2020Sem comentários

A plataforma Meu Lote é um software de gestão das informações da produção de suínos, que torna os processos de uma agroindústria mais eficientes e transparentes. 

Com os recursos disponibilizados é possível aumentar a produtividade das propriedades, tornar a comunicação mais ágil e até mesmo reduzir os custos do negócio, entre outras vantagens. 

Para entender melhor os diferenciais e benefícios do Meu Lote, continue a leitura e confira 5 motivos para você adquirir a plataforma para sua agroindústria!

1 A plataforma Meu Lote contribui para a redução de custos da agroindústria

Uma das principais vantagens em utilizar a plataforma Meu Lote na produção de suínos é a redução de custos que o software gera para os processos da agroindústria.

Os recursos da plataforma influenciam em diversas questões do lote e da gestão da produção. Por exemplo, o produtor e o nutricionista costumam encontrar dificuldade no acompanhamento do consumo de ração dos animais. 

Mas com a estimativa de ração restante no silo e os dados de consumo disponibilizados no software, fica mais fácil entender quando é necessário fazer novos pedidos ou até mesmo se está ocorrendo um desvio no consumo de ração esperado para o lote.

Além disso, também é possível ter um controle mais assertivo do uso de medicamentos no lote. 

O aplicativo controla a quantidade do uso de cada medicamento, mostrando a dosagem certa a ser aplicada de acordo com o peso de cada suíno.

Isso evita que os produtores apliquem uma dose maior sem necessidade, considerando que o medicamento tem um alto custo na produção.

Portanto, a plataforma contribui para a redução do desperdício de ração e medicamentos, recursos que têm influência direta nas despesas da produção de suínos.

2 Assertividade nas informações

A plataforma Meu Lote resolve um grande problema enfrentado pelos gestores de agroindústrias, que é a falta de conhecimento do cenário dos lotes em tempo real, o que leva o gestor a se basear apenas em estimativas ou informações dos lotes já fechados para tomar suas decisões e desenvolver novas estratégias. 

Ao utilizar a plataforma, a agroindústria conta com dados consolidados de todo plantel para a tomada de decisão, além de possuir mais previsibilidade sobre as informações críticas de desempenho do lote. 

Com as informações de produção centralizadas e atualizadas, e o recurso de Visão do Gestor sobre todas as propriedades que utilizam o Meu Lote, o direcionamento de ações se torna mais fácil. Outra vantagem é que desta forma o gestor pode tomar decisões de maneira mais rápida, solucionando problemas de forma eficiente.

3 Promove o bem-estar animal

O uso do Meu Lote nas propriedades também promove o bem-estar animal, uma demanda cada vez mais forte entre os consumidores. 

O controle eficaz das informações do lote e os alertas de indicadores críticos simplificam o trabalho tanto do produtor, como do técnico, nutricionista, veterinário e extensionista, e assim, garantem mais saúde aos animais.

Outro bom exemplo de como a plataforma contribui para o bem-estar dos suínos está no controle da ambiência. É possível integrar o Meu Lote com sistemas que enviam alertas ao produtor sobre as condições do ambiente, informando se estão adequadas ou críticas para o manejo dos animais.

A plataforma realiza a captação dos dados de ambiência, como temperatura, gases, CO2, entre outros. A partir destes dados algumas ações dentro da granja podem ser automatizadas, como a abertura e fechamento das cortinas. 

Este tipo de cuidado ajuda a manter os suínos mais saudáveis, pois reduz o CO2, que em excesso deixa o suíno sonolento e interfere na sua alimentação. Além disso, o conforto térmico dos animais também melhora.

Com as funcionalidades da plataforma, ocorre a melhora na conversão alimentar dos lotes, onde o suíno converte com mais eficácia o alimento, transformando em ganho de peso. Já a agroindústria consegue fazer a gestão desses lotes em tempo real com o aplicativo.

4 Aumento da produtividade dos lotes

A produtividade dos lotes está relacionada não só com a eficiência de produção, como também com a redução de custos e aumento de rentabilidade da agroindústria. Por isso, é essencial adotar medidas e procedimentos para aumentar a produtividade nas propriedades. 

O Meu Lote contribui significativamente para o ganho de eficiência nos processos da granja. Isso acontece devido à centralização de informações, e também pela possibilidade de o produtor solicitar ração e fazer o registro dos medicamentos e mortalidade, com a informação chegando até os gestores de forma imediata.

Outra vantagem é a redução de erros e atrasos nos pedidos de insumos, um problema que influencia muito na produtividade do lote.

Além disso, saber o número de mortes de cada lote em tempo real, pode proporcionar um ganho considerável na velocidade de ação dos gestores ao que acontece no campo. O cuidado com os animais que a plataforma proporciona gera uma melhoria de performance dos lotes. 

De modo geral, com o uso do aplicativo do Meu Lote, o produtor consegue reduzir a quantidade de tarefas realizadas no dia a dia e ganha mais tempo para acompanhar o desenvolvimento dos animais. 

5 A comunicação se torna mais ágil com a plataforma Meu Lote

Por fim, um grande diferencial da plataforma Meu Lote é a agilidade na comunicação. A integração de informações entre todos os envolvidos na produção de suínos é indispensável para que os processos funcionem corretamente e gerem os resultados esperados pela agroindústria. 

Quanto aos dados do lote, a plataforma permite um controle assertivo por meio das Informações da Ficha de Acompanhamento do Lote Eletrônica (E-FAL), que é atualizada em tempo real. 

O software também conta com notificações e alertas sobre a produção, que são enviados diretamente para a integradora, facilitando a solução de problemas e desenvolvimento de medidas preventivas quando necessário. 

O técnico e o nutricionista recebem os alertas diários de desvios de consumo do lote, evitando que o produtor fique sem insumos para a produção, além de conseguir atuar rapidamente caso seja necessário. Com isso também é possível ter um entendimento melhor do desenvolvimento dos animais. 

Outra funcionalidade interessante é a emissão de relatórios semanais para o extensionista e gestor, mantendo-os atualizados sobre os indicadores de lotes críticos, podendo otimizar a gestão e priorizar a ordem de visitas técnicas de acordo com a condição do lote. 

Para o produtor, a facilidade de se comunicar com a agroindústria por meio do aplicativo faz a diferença nas ações do dia a dia, aumentando seu engajamento e motivação para continuar se dedicando às atividades da produção de suínos. 

E então?

Como você viu, a plataforma Meu Lote facilita e disponibiliza em tempo real os dados do plantel, tornando o processo de produção de suínos mais eficiente e transparente. 

Diversos problemas comuns que são encontrados na rotina de trabalho da agroindústria são solucionados com os recursos disponíveis na plataforma. 

Com dados mais assertivos sobre os lotes, o gestor consegue ter uma visão estratégica e garantir melhores resultados. Se você também deseja contar com estes benefícios para a sua agroindústria, clique abaixo e solicite uma demonstração!

Deixe um comentário