Sistema de comunicação

Software para suinocultura: como pode ajudar gestores na redução de custos

Por 5 de outubro de 2020outubro 8th, 2020Sem comentários

O uso de alta tecnologia no agronegócio tem sido uma estratégia promissora para melhorar a eficiência da gestão, reduzir custos e maximizar a produtividade. 

Através de um bom software para suinocultura, por exemplo, os gestores conseguem automatizar processos e manejos essenciais, além de monitorar de maneira mais eficaz e ágil um grande número de lotes.

Para agroindústrias e integradoras, os softwares são grandes aliados na hora de viabilizar a integração do campo até o beneficiamento dos produtos. Essa conexão ajuda a reduzir falhas e facilita a identificação de lotes com desvio, além de permitir que soluções sejam aplicadas com maior precisão e em tempo hábil para evitar prejuízos.

Na hora de escolher o melhor software para suinocultura, é essencial analisar as funcionalidades que cada plataforma oferece e como essas aplicações podem impactar o seu negócio. 

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar os gestores na otimização da produção? Então continue a leitura e confira!

Software para suinocultura: vantagens estratégicas para os gestores

A inovação com foco na comunicação entre os elos de uma agroindústria permite com que os processos produtivos se tornem mais transparentes e eficazes. 

Além disso, a agilidade que a internet e que os softwares podem agregar viabilizam com que todos os setores funcionem de uma maneira mais intuitiva, fazendo com que a cadeia produtiva se torne uma engrenagem eficiente, sustentável e econômica.

Essas características são desejáveis principalmente para gestores de suinocultura que precisam cuidar de um grande número de lotes ao mesmo tempo. Logo, a utilização dessa tecnologia acaba reduzindo os erros humanos e otimizando as visitas técnicas e supervisões. 

Dentre as principais vantagens que um software para suinocultura pode oferecer, podemos destacar:

Diminuição de custos com mão de obra

De acordo com dados da Embrapa, o custo com mão-de-obra em um sistema de produção de suínos podem representar de 6% a 18% do total do custo de produção

Além disso, na medida em que a dimensão da propriedade ou da produção aumenta, a necessidade de contratação de um volume maior de mão de obra especializada também cresce, o que eleva os custos e pode desequilibrar a margem de lucro para os produtores e agroindústrias. 

Nesse cenário, uma das soluções para reduzir esses gastos é investir na tecnologia que vem sendo lançada pelo agro 4.0. Dispositivos para climatização, monitoramento ambiental e alimentação promovem a automatização de manejos essenciais, que poderão ser feitos por maquinários e equipamentos de maneira mais precisa e rápida do que no modo convencional por mão de obra humana.

Quando conectados a um software de gestão, esses dispositivos se tornam ainda mais precisos, reduzindo a possibilidade de erros, desperdícios e falhas nos manejos.

Logo, ao investir em um software para suinocultura com acompanhamento do consumo de ração, por exemplo, o produtor poderá monitorar o consumo e notificar a fábrica sempre que for necessário realizar uma reposição.

Essa comunicação pode ser feita através da plataforma — envolvendo diretamente somente o responsável pela conferência da alimentação e a fábrica. Nesse mesmo cenário também é possível ativar sensores via aplicativo, para que o software possa melhorar os fatores ambientais da granja caso necessário.

Com o uso de cortinas conectadas ao software para suinocultura, por exemplo, ainda é possível ativar a abertura e ter um maior controle sobre a temperatura ideal e sobre os teores de gás carbônico no local. Tudo isso de maneira automatizada e com uso mínimo de mão de obra.

Redução do desperdício de alimentos

Usando o mesmo exemplo da plataforma que realiza o acompanhamento do consumo de reação, o uso de softwares pode ajudar os gestores a reduzir os desperdícios e conhecer os dados sobre alimentação de cada lote. 

Através de uma estimativa de ração restante no silo e dados disponibilizados sobre o consumo na plataforma, os produtores e zootecnistas conseguem monitorar o consumo.

Desse modo, fica mais fácil identificar desvios e otimizar os pedidos de ração com a fábrica, evitando situações como:

  • Desperdícios;
  • Pedidos fora de hora;
  • Atrasos que prejudiquem a nutrição dos animais. 

Além disso, caso algum lote demonstre um consumo divergente do esperado, os gestores poderão organizar as visitas técnicas e supervisões de acordo com essas características de prioridade para evitar prejuízos e aplicar soluções em tempo hábil.

Outra novidade do setor que também pode ser integrada a um software são os robôs para alimentação de suínos. Com quantidades e horários programados, eles também reduzem a necessidade de mão de obra e colaboraram com o bem-estar animal, reduzindo o estresse no momento da alimentação.

Redução do uso de medicamentos

Além da ração, também é possível contar com um controle e monitoramento preciso do uso de medicamentos através de um software para suinocultura. 

Uma vez que, manter registros impressos ou via anotações manuais é algo que pode abrir margem para erros humanos que podem prejudicar a saúde dos animais e a comercialização dos produtos.

Medicações aplicadas em excesso ou fora do tempo certo, por exemplo, podem fazer com que o animal se torne inapto para o abate. Além do risco sanitário, as medicações representam grande parte dos custos de produção para a suinocultura.

Ao investir em um software para suinocultura com funcionalidade de controle de medicamentos, os produtores e veterinários poderão registrar as doses de maneira segura e integrada a plataforma para fácil acesso sempre que necessário. 

Por meio do aplicativo também é possível conferir qual a dosagem certa de cada medicamento e a frequência de aplicação ao longo do ciclo de vida do animal.

Redução da taxa de mortalidade

A riqueza de informações possíveis dentro de um software para suinocultura torna toda a cadeia produtiva mais eficiente, assertiva e precisa

Nesse sentido, os produtores conseguirão realizar os manejos no tempo e nas diretrizes corretas e os profissionais zootecnistas e veterinários poderão aplicar soluções de forma ágil e controlada. Além disso, os gestores e agroindústrias poderão acompanhar tudo de maneira dinâmica e completa.

Todos os dados essenciais para promover a saúde e o bem-estar dos animais poderão ser concentrados em um só lugar. Da mesma forma, sempre que algum problema ou desvio surgir, os gestores poderão organizar as visitas e estratégias de acordo com a urgência de cada caso.

Tudo isso somado a uma alimentação controlada e garantida e ao cuidado sanitário e ambiental faz com que haja uma redução na taxa de mortalidade dos animais. Ou seja, o uso de softwares e tecnologias inovadoras na suinocultura não só auxiliam a tornar a produção mais econômica e sustentável, mas também a melhorar a produtividade o desempenho dos lotes.

Inovação e integração: plataforma Meu Lote

O sucesso na aplicação de um software para suinocultura depende diretamente das funcionalidades que cada programa oferece para a granja, os gestores e agroindústria. Dessa maneira, quanto mais ricos forem os detalhes, maior será o controle e o impacto sobre os lotes.

Com foco em atender a cadeia de produção de suínos nas fases de engorda, a plataforma Meu Lote apresenta diferenciais estratégicos para produtores e extensionistas, como:

  • Visualização das informações em tempo real;
  • Antecipação das ações no campo;
  • Relatórios semanais para os gestores da suinocultura;
  • Pedido de ração feitos pelo produtor no próprio aplicativo;
  • Visão de todas as propriedades pelo gestor;
  • Notificações sobre a produção para a agroindústria;
  • Previsão de dados relacionados ao desempenho de cada um dos lotes registrados;
  • Programação de abate;
  • Controle sanitário de mortalidade;
  • Arraçoamento: Controle do manejo alimentar através do cadastro da dieta do lote.

Essas são só algumas das características da plataforma que viabilizam a geração de dados consolidados de todo o plantel para que os produtores e gestores possam tomar as melhores decisões para o sucesso da produção suína. 

Quer saber mais sobre como o Meu Lote pode se tornar o seu melhor aliado na hora de gerir a cadeia produtiva com eficiência? 

Deixe um comentário