Produção de suínos

Entenda como a tecnologia pode ser sua aliada na produção de suínos!

Por 19 de maio de 2020 Sem comentários

Ganhando cada vez mais destaque no Brasil, a produção de suínos está sempre evoluindo. Portanto, quem atua nesta área deve estar atento às novas tecnologias do mercado, que podem facilitar a criação suína.

Utilizar tecnologias nos processos da granja pode aumentar a produtividade do lote e contribuir para o desempenho e bem-estar animal. 

Por isso, criamos este conteúdo para ajudar você a entender melhor a importância da tecnologia na produção de suínos, e como é possível aumentar a eficiência do seu lote com novos recursos e equipamentos. Continue a leitura!

O papel da tecnologia na produção de suínos

A produção de suínos no Brasil é reconhecida em todo o mundo. De acordo com o site Nutrição e Saúde Animal, o Brasil ocupa a 4ª posição tanto na produção quanto na exportação de carne suína.

Entretanto, quem atua neste mercado precisa estar sempre atualizado com as tendências da área. Isso porque, boa parte do avanço recente da suinocultura está ligado ao uso de novas tecnologias no campo. 

As tendências de produção suína estão relacionadas principalmente com o uso de tecnologias nos processos de criação, que podem contribuir com a eficiência da produção, manejo e bem-estar animal, além da segurança alimentar. 

Nesse sentido, é possível encontrar no mercado diversas soluções tecnológicas desenvolvidas para alcançar estes resultados e que também ajudam a melhorar a rentabilidade do produtor.

Como aumentar a eficiência do lote com a tecnologia?

A eficiência na produção de suínos e a qualidade final da carne depende das técnicas de manejo utilizadas em cada fase, desde a creche até a terminação, que influenciam o bem-estar e a saúde dos animais.  

Para isso, existem recursos que podem ajudá-lo a manter o controle dos processos, ração e medicamentos do lote, além de facilitar a comunicação entre você produtor e o técnico, nutricionista e integradora, por exemplo.

Desta forma, ao buscar por tecnologias para a criação de suínos, é preciso dar prioridade para recursos que facilitem a rotina na granja e integrem as ações. 

Também existem equipamentos modernos que colaboram com o desenvolvimento dos animais. Os principais estão relacionados com o controle de temperatura:

  • Iluminações artificiais para ajudar o suíno a ganhar peso por meio da exposição diária à luz
  • Cochos automáticos para manter o acesso à ração livre e evitar o desperdício de alimento
  • Ventiladores para manter a renovação do ar no ambiente e deixar os suínos mais confortáveis em relação à temperatura
  • Decibelímetro, que é um dispositivo utilizado para medir a pressão sonora do ambiente. É importante, pois os suínos são muito sensíveis a ruídos
  • Aquecimento artificial para os leitões, que aumenta o conforto térmico.

Vantagens das soluções tecnológicas para a produção de suínos

Com os exemplos apresentados acima, percebemos que a tecnologia contribui não só com a produtividade, como também com o bem-estar animal e a rentabilidade. 

A precisão das informações é outra grande vantagem da tecnologia, pois permite que todos os envolvidos na produção suína tenham um maior controle do lote. 

Além disso, tanto você, como técnicos, nutricionistas e a integradora conseguem ter um acesso mais facilitado aos dados da produção e maior controle sobre a alimentação, desempenho e medicamentos, por exemplo.

Em relação à produtividade, você consegue reduzir a quantidade de tarefas realizadas no dia a dia e ganha mais tempo para acompanhar o desenvolvimento dos animais.

Outras vantagens do uso da tecnologia na produção de suínos são:

  • Melhoria no desempenho dos lotes
  • Decisões podem ser tomadas com mais rapidez
  • Menor ocorrência de erros
  • Aumento do bem-estar dos suínos e redução da mortalidade
  • Melhoria da conversão alimentar
  • Menos desperdício de ração e medicamentos
  • Previsão mais correta sobre o lucro do lote.

Assim, ao utilizar tecnologias todos os envolvidos na produção de suínos são beneficiados. 

E então?

Apresentamos neste conteúdo a importância da tecnologia para a produção de suínos é como é possível aumentar a produtividade, bem-estar animal e os lucros da granja por meio de recursos tecnológicos. 

Para continuar aprendendo sobre as melhores práticas da produção de suínos, confira nosso outro conteúdo do blog sobre: Você dá aos leitões medicação e ração na medida certa?

Deixe um comentário