O Bem-estar Animal (BEA) tem sido um tema cada vez mais relevante com a mudança do comportamento do mercado consumidor, cada vez mais exigente e priorizando produções sustentáveis em sistemas de produção animal.
Com isso, tanto o mercado interno quanto externo estão se tornando cada vez mais criteriosos ao escolher seus fornecedores de proteína animal.
No Brasil a produção de suínos tem como característica a predominância do sistema intensivo de confinamento, com objetivo de potencializar a produtividade e o desempenho econômico.
Nesse sistema melhores práticas de manejos para o Bem-estar Animal estão em constante desenvolvimento e vamos abordar algumas nesse post. Continue a leitura!
Bem-estar animal na suinocultura
O Bem-estar Animal tem como objetivo proporcionar melhores condições para os animais em termo de manejo, sanidade e a interação homem e animal. Em todos os elos da cadeia de produção desde a criação, transporte até o abate dos suínos.
Na IN 56/2008 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, são estabelecidos procedimentos e recomendações de boas práticas em todo o sistema de produção.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde Animal – OIE: “Bem-estar animal significa o estado físico e mental de um animal em relação às condições em que vive e morre”. A OIE definiu cinco princípios básicos de Bem Estar Animal e que tem como objetivo evitar o sofrimento dos animais.
Liberdade de fome e sede
- Os suínos devem ter acesso à água constante, fresca e de boa qualidade;
- Receber uma ração balanceada conforme a fase de criação, para atender suas necessidades fisiológicas;
- No manejo jejum pré-abate os animais devem receber apenas uma dieta hídrica, aumentando o grau de Bem-estar Animal.
Liberdade de desconforto
- Proporcionar um ambiente apropriado com temperatura e umidade adequado;
- As baias não devem exceder a capacidade máxima de alojamento;
- Na presença dos lotes realizar o manejo profilático, a seco, para garantir a sanidade do lote;
- Na saída de cada lote realizar manejo de limpeza/desinfecção e a realização do vazio sanitário.
Liberdade de dor
- Realizar manejos preventivos, diagnósticos rápido e tratamento;
- Realizar o Abate Humanitário, conforme a IN 03/2008 do MAPA, garantindo o Bem-estar Animal;
- Se o animal sofrer alguma lesão durante o transporte realizar o Abate Humanitário imediatamente, com objetivo de diminuir a exposição a dor.
Liberdade para expressar comportamento normal
- As instalações devem possibilitar que os suínos expressem o seu comportamento natural;
- Uma alternativa é o enriquecimento ambiental com a utilização de palhas, correntes ou brinquedos possibilitando o animal expressar o seu comportamento exploratório.
Liberdade de medo e angústia
- Assegurando condições e tratamento que evitem sofrimento mental;
- Transportar os animais de forma calma, sem objetos que possam estressar ou machucar os suínos;
- Conduzir grupos pequenos de suínos e utilizar tábuas de manejo ou chocalhos para auxiliar no manejo.
Ao realizar manejos que proporcionam Bem-estar Animal aos suínos, garantimos condições adequadas para o crescimento dos animais, com isso, reduzindo o estresse e melhorando a produtividade, proporcionando um ambiente adequado para o seu desenvolvimento.
Uma característica marcante em termos de produção é que a interação negativa entre o manejador e o animal pode provocar reações fisiológicas e comportamentais nos suínos, refletindo na qualidade da carne.
A falta de Bem-estar Animal pode, por exemplo, causar o estresse no animal, consequentemente, aumentando a susceptibilidade a doenças, também gerando o surgimento de comportamento anômalos e diminuição da produtividade ocasionando prejuízos para a agroindústria.
O Bem-estar Animal é mais que um manual de normas de boas práticas é um ponto fundamental para uma criação mais saudável e humanitária, garantindo uma qualidade ética de produção. Essas criações apresentam uma vantagem competitiva na produção de suínos e a qualidade do alimento, tendo um maior valor agregado.
Nesse sentido, o software Meu Lote pode trazer inúmeros benefícios para o Bem-estar Animal por meio do controle dos processos de produção. Clique abaixo para conversar com um consultor e solicitar um orçamento sem compromisso!
Escrito por: Michele Fernandes
Data: 26/10/2018