Você sabia que a Granter também fornece a tecnologia utilizada no sistema de defesa agropecuária que hoje é referência em todo país? Prestamos apoio à esfera pública, garantindo mais excelência no controle sanitário animal.
O trabalho é feito em Santa Catarina em parceria com a Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA), e contribui para que os padrões adotados pelo estado estejam entre os mais prestigiados do mercado mundial.
A seguir, entenda melhor como são os nossos esforços na área de defesa sanitária animal em SC e confira alguns números que comprovam o sucesso de nossas soluções na área.
O papel da Granter no desenvolvimento da defesa agropecuária de SC
Mais que otimizar o gerenciamento e os resultados financeiros dos produtores, o uso da tecnologia também favorece a qualidade da carne que é direcionada aos consumidores finais.
Sabendo disso, a Granter vai além das soluções voltadas à gestão de granjas de suínos. Desde 2006, também temos participação ativa no desenvolvimento de tecnologias que facilitam o rastreamento da produção do estado.
A parceria surgiu a partir da necessidade de cumprir os protocolos de segurança e defesa agropecuária mais rigorosos do mundo. Os principais são os adotados nos países europeus.
A partir daí a Granter desenvolveu tecnologias para contemplar a rastreabilidade dos animais desde o campo até os processos no frigorífico.
Mais que facilitar o cumprimento das regras de confinamento, a Granter garante a geração de evidências nos controles de movimentação.
Todos os eventos ligados à produção animal são rastreados. Isso vai desde a alimentação dos animais, até os medicamentos consumidos, mortes ocorridas, possíveis focos de doenças e assim por diante.
Somado a isso, o rastreamento de saúde é online e em tempo real, o que permite um melhor planejamento produtivo e de abate.
Além de reunir as informações necessárias para uma defesa agropecuária de ponta, as tecnologias permitem processos mais sólidos e precisos de auditoria. Isso agrega mais credibilidade junto ao mercado e prestígio para as atividades da indústria.
Para entender melhor como a tecnologia funciona e quais são os resultados gerados com ela, acompanhe os próximos itens.
Alimentos mais seguros
A primeira plataforma desenvolvida pela Granter foi criada em 2006, em parceria com o ICASA, com o intuito de beneficiar a defesa agropecuária de SC. Hoje, ela é de propriedade do estado de Santa Catarina, mas a parceria para aprimorá-la ainda é contínua.
Atualmente, a plataforma monitora mais de 200 mil propriedades. São mais de 4 milhões de bovinos, 9 milhões de suídeos e 490 milhões de aves rastreados. Tudo isso é feito pelos mais de 1.100 profissionais do estado que usam a plataforma diariamente.
Todo processo produtivo, de engorda e reprodução que ocorre no estado é controlado dentro da plataforma. Com isso, alimentos mais seguros são garantidos ao mercado.
Quando os animais são movimentados entre propriedades ou mesmo destinados ao abate, é obrigatória a emissão da GTA – Guia de Trânsito Animal. Hoje, SC é o único estado que faz isso via plataforma integrada com a indústria.
Para você ter ideia, são mais de 1 milhão e 400 mil documentos gerados por ano. Diariamente, 2 mil produtores são atendidos por dia no ICASA e acessam o sistema.
Com tamanho controle e rastreabilidade, Santa Catarina utiliza a tecnologia para ser referência em defesa agropecuária até mesmo em nível internacional..
Afinal, caso uma doença seja identificada, a plataforma permite reconhecer sua origem. Junto dela, é apontado o animal infectado e com quais outros ele teve contato.
Não por acaso, Santa Catarina é reconhecida há mais de uma década como uma área livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal.
Esse trabalho também viabiliza outras metas. A principal delas é se tornar um estado livre de brucelose tuberculose.
Se hoje Santa Catarina é líder em exportação e atinge mercados que ainda resistem ao comércio de outros estados, é graças ao seu exemplo em termos de gestão, rastreabilidade e defesa agropecuária.
Uma parceria que vêm gerando frutos há 16 anos em Santa Catarina
Há 16 anos, a Granter foi convocada pelo Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA) para facilitar o processo de cadastramento da Guia de Trânsito Animal.
Se antes era necessário emitir a documentação presencialmente, a tecnologia firmou-se como uma aliada dos produtores para desburocratizar todo o processo.
O atendimento das primeiras demandas evidenciou outras necessidades, a plataforma foi aprimorada e passou a atender a cadeia integralmente. Hoje, os principais avanços tecnológicos foram traduzidos nos recursos que apresentamos ao longo deste artigo.
Ou seja, todas as pontas do mercado são atendidas e garantem o controle de defesa agropecuária mais avançada do país.
Depois de adequar a produção catarinense aos parâmetros dos compradores mais exigentes do mundo, um passo além foi dado.
Difusão tecnológica em toda a cadeia
A partir dos benefícios observados nessa integração ficou clara a necessidade de seguir avançando em termos de tecnologia. Uma demanda do governo, mercado, técnicos e produtores.
A Granter então foi em busca de tecnologias que pudessem elevar o nível em termos de eficiência, facilidade e usabilidade. O propósito era empoderar os usuários da plataforma e permitir a difusão de inovação pelo setor de forma ágil e menos burocrática.
Através de uma plataforma no-code a defesa agropecuária conta agora com uma ferramenta que permite a criação, disponibilização e integração de dados e informações das demais plataformas que já eram utilizadas.
Os gestores e técnicos têm liberdade para criar e automatizar processos, emitir relatórios e disponibilizar e coletar dados de suas plataformas existentes de forma offline através de aplicativos totalmente customizados pelos usuários.
O principal objetivo é agilizar a resposta do sistema para responder a qualquer demanda de forma rápida e eficiente. No caso do surgimento de um foco de praga ou doença, onde o tempo é um recurso valioso, é possível desenvolver aplicações específicas para coleta e gestão dos dados rapidamente, de forma integrada ao ERP existente, munindo técnicos e gestores com informação em tempo real para tomar ações assertivas no controle da situação.
Alterações e demandas que antes demoravam dias ou semanas para serem feitas no ERP podem ser colocadas em uso em questão de horas ou minutos. É liberdade e segurança agindo em prol da defesa agropecuária do estado de Santa Catarina.
Tecnologia como protagonista na transformação
De forma simultânea ao trabalho no segmento de defesa agropecuária, a Granter também oferece tecnologia de ponta para otimizar os resultados da indústria.
Esse é o caso da plataforma Favu. Utilizando tecnologia no-code você facilita a criação de aplicações integradas aos sistemas que você já utiliza e disponibiliza as informações do seu negócio em tempo real. Trata-se da opção ideal para tornar o processo de produção de alimentos mais eficiente e data driven.
Para conhecer melhor os benefícios de nossas soluções de mercado não hesite em contatar nossa equipe. Clique aqui para conversar com nossos especialistas ou para solicitar uma demonstração.