Ao buscar por um software de comunicação que atenda às necessidades da sua agroindústria é preciso dar atenção a diversos pontos.
Algumas questões que devem ser analisadas são se os recursos foram desenvolvidos exclusivamente para o seu segmento, se existe a possibilidade de comunicação em tempo real, ou ainda, se o software possui uma versão para mobile, por exemplo.
Para que você esteja mais preparado para escolher a melhor solução de comunicação digital para o seu negócio, reunimos a seguir os principais aspectos a serem avaliados e o que pode trazer melhores resultados! Continue a leitura!
Escolha um software de comunicação desenvolvido exclusivamente para o seu segmento
O primeiro ponto a se avaliar na escolha de um software de comunicação é para qual mercado esta solução foi desenvolvida.
Softwares genéricos, que podem ser utilizados por qualquer segmento de mercado, costumam suprir apenas uma necessidade básica de comunicação. Desta forma, eles não irão contar com soluções específicas voltadas ao seu negócio. Por outro lado, quanto mais focado no seu mercado de atuação, mais vantagens o software de comunicação pode trazer.
Encontrar uma plataforma desenvolvida exclusivamente para o agronegócio significa que você terá acesso a recursos específicos para as suas atividades, suporte de pessoas que realmente entendem as suas demandas, e consequentemente, ganhos que justifiquem o investimento.
A possibilidade de comunicação em tempo real é fundamental
A produção no agronegócio exige uma grande eficiência na comunicação para que os processos ocorram da melhor maneira possível e a empresa alcance os resultados esperados.
No mercado de suínos, por exemplo, diversas informações devem ser atualizadas constantemente para garantir a boa rentabilidade do lote. Ter a possibilidade de compartilhar informações entre os envolvidos na produção em tempo real é fundamental para tomar decisões estratégicas.
Além disso, outra vantagem é que o gestor passa a entender o cenário com base em dados reais, e não apenas em estimativas.
O software deve atender à toda a cadeia de produção
Ao adquirir um software de comunicação, a solução deve atender não apenas o gestor do negócio, como também os outros profissionais que fazem parte da cadeia de produção.
Para o produtor, é essencial que o software possibilite o registro dos principais dados zootécnicos do lote, além de permitir um contato rápido para realizar o pedido de insumos, como ração e medicamentos.
Da mesma forma, a gestão se torna mais segura e efetiva já que o software envia notificações ou alertas para o técnico e o nutricionista, por exemplo.
Também é um grande diferencial se o software realizar a entrega de informações estratégicas para os extensionistas e gestores, proporcionando a análise de indicadores críticos de desempenho do lote.
Dê prioridade para soluções que contam com uma boa estrutura e suporte técnico eficiente
A usabilidade do software precisa ser muito boa para que você consiga ter maior aceitação entre os profissionais que irão utilizá-lo. Caso contrário, o investimento não trará bons resultados, já que as pessoas envolvidas na produção não conseguirão utilizar o software.
O ideal é que antes da contratação do software você realize uma demonstração para entender como a plataforma funciona, quais são os recursos e se a usabilidade é adequada.
A estrutura do software, ou seja, a qualidade da tecnologia oferecida e a forma como os recursos estão organizados na plataforma, influencia diretamente no uso contínuo por parte dos outros profissionais.
Além disso, é fundamental que o software de comunicação escolhido para a sua agroindústria conte com um bom suporte técnico, que auxilie na resolução de eventuais dúvidas e problemas.
Como já citamos anteriormente, este segmento exige uma comunicação muito rápida, até mesmo em tempo real. Portanto, se ocorrer algum problema com a plataforma que inviabilize a comunicação entre os profissionais, é preciso que a empresa forneça uma solução ágil para evitar maiores prejuízos.
Por fim, uma questão que pode impactar na aceitação do software entre seus colaboradores e produtores é a possibilidade de utilizar a plataforma em diferentes aplicativos. Entenda mais sobre este aspecto no tópico a seguir!
A plataforma de comunicação possui versão em aplicativo?
A versão em aplicativo pode proporcionar um acesso mais rápido e em qualquer lugar, acompanhando a pessoa onde ela esteja.
Os produtores, por exemplo, são beneficiados com isso, pois a utilização pode parecer mais fácil no aplicativo do que no computador, além de facilitar a rotina dele, que está sempre se deslocando entre a propriedade para realizar as atividades.
A relevância de um software contar com a versão em aplicativo também está exposta nos dados nacionais da pesquisa PNAD Contínua TIC, publicada pelo IBGE.
Segundo o estudo, o dispositivo mais usado para acessar a internet foi o celular, encontrado em 99,2% dos domicílios com serviço. Já o percentual de pessoas que possuem celular no Brasil atingiu o índice de 79,3%.
Portanto, considerando os dados apresentados, é essencial que o software também possua a versão mobile, e que conte com a mesma qualidade da versão para computador.
E então?
Como você viu, existem diversos aspectos a serem avaliados antes de escolher um software de comunicação adequado para o seu negócio.
Os pontos apresentados aqui são os principais, mas destacamos que é importante avaliar as questões mais específicas referentes à sua agroindústria para que seja possível fazer a melhor escolha.
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